Vamos falar sobre esperança

Normalmente, quando pensamos em manter a esperança, imaginamos isso como um ato passivo que evolui de uma posição de fraqueza. Por exemplo, temos esperança quando ficamos sem ideias ou possibilidades alternativas de melhorar nossa situação. A esperança, portanto, torna-se uma via de último recurso que só pode nos ajudar conseguir o que queremos no final.

Para a maioria das pessoas, é precisamente disso que se trata a esperança. É sobre cavar no fundo, de um barril com a intenção de realizar um milagre inevitável no último segundo. Para essas pessoas, a esperança nada mais é do que um pensamento fugaz que lhes permite se sentir temporariamente melhor consigo mesmas quando tudo está desmoronando.

Sim, certamente a esperança é uma expectativa positiva que temos sobre um resultado futuro. Sim, é uma maneira de pensar sobre uma situação. Mas, também é muito mais do que isso. Uma experiência verdadeira e genuína de esperança não, é algo que se desligue e ligue a qualquer momento. Uma verdadeira experiência de esperança vai muito além de um momento fugaz e, em vez disso, transcende todos os aspectos da vida.

Na verdade, pode-se dizer que a esperança é muito mais um estilo de vida que se reflete em tudo que você faz e em tudo que você é. Em outras palavras, é uma maneira de viver sua vida que se infiltra em todas as partes do seu ser.

De acordo com a American Psychological Association (APA). Você pode pensar sobre esperança de maneiras diferentes; você pode senti-lo como uma emoção ou usá-lo como uma forma de se motivar para a ação ou como parte de um mecanismo de enfrentamento que o ajuda a superar a perda.

Tenho pra mim que ao trazer esperança para a vida de outras pessoas, o que você normalmente descobrirá é que isso também inspira esperança dentro de você. De repente, naturalmente começa a se sentir mais esperançoso em relação à sua situação e também pode recrutar um aliado que pode ajudar a orientá-lo e inspirá-lo em sua jornada pessoal.

Muitas coisas provavelmente não funcionarão como você esperava. É claro que não estou tentando ser negativa, é apenas a realidade e a imprevisibilidade da vida. A vida é incerta e acontecem coisas que gostaríamos que não tivessem acontecido. Mas como eles “aconteceram”, precisamos lidar com eles da melhor maneira possível.

Sim, é claro que, quando as situações não funcionam, as coisas podem parecer sem esperança, mas são apenas potencialmente sem esperança em sua forma atual. Muita coisa boa pode resultar de uma situação aparentemente ruim. Na verdade, se você pensar em vários momentos de sua vida, provavelmente encontrará muitos casos em que isso foi provado ser verdade.

Uma situação desesperadora ainda pode se transformar em uma bênção disfarçada. Mas, você deve primeiro fazer as pazes com as coisas que não estão funcionando. Em outras palavras, não resista e fique emocionalmente irritada quando as coisas não saem como planejado. Reúna seus pensamentos, tire o melhor proveito da situação e descubra os próximos passos em frente. Só assim você manterá a esperança viva.

Se você soubesse que esperança e desespero são caminhos para o mesmo destino, quais você escolheria? – Robert Brault.

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *