Porque Joe Goldberg não é parâmetro para determinar um sociopata ou psicopata

Quando a primeira temporada de “You” foi ao ar na Netflix, os fãs foram no Twitter para discutir a saúde mental de Goldberg, embora ele nunca tenha sido diagnosticado com uma condição específica em nenhuma das temporadas. Ainda assim, muitos espectadores pareciam acreditar que ele é um psicopata.

Depois da segunda temporada muitos especularam sobre distúrbio anti-social da personalidade e também características de personalidade narcisista. Ao mesmo tempo, mais informações oferecidas na segunda temporada sugerem que Goldberg pode não ter um distúrbio de personalidade anti-social, mas um distúrbio de apego relacionado a trauma na infância.

Para a Dra. Sirlene Ferreira, com 18 anos de experiência como psicóloga clínica, ele poderia sim ser considerado um sociopata. “A autoconfiança, a ausência de remorso e a obsessão, a tranquilidade nos momentos difíceis e arriscados são características presentes e reveladoras no personagem”, afirma.

Não podemos esquecer que essa é uma série e segundo a Dra. Sirlene, todas as psicopatologias tem suas variáveis. Uma razão pela qual é difícil identificar uma única condição de saúde mental para Goldberg, um amálgama de traços de personalidade em níveis anormais, construído para criar uma boa história e um personagem que suscite uma certa empatia nos espectadores, apesar do fato de ele matar pessoas.

Penn Badgley, que interpreta o assustador serial killer bibliófilo Joe Goldberg, disse em uma entrevista ao InStyle: “Às vezes, ele é exatamente o equilíbrio perfeito entre cavalheiresco e permite que seu parceiro seja autônomo e empoderado”.

Para a Dra. Sirlene Ferreira, esse comportamento é possível vindo de um homem obsessivo e abusivo.”As relações abusivas são cerceadas de cavalheirismo em ambientes públicos,  muitas vezes,  quando a parte abusada revela para seus familiares e amigos, a tortura que vive na vida conjugal,  muitas pessoas duvidam,  dado a atuação do obsessivo agressor”, afirma.

Apesar dos psicopatas e sociopatas serem muito sedutores e das pessoas simpatizarem com eles devido a sua atuação brilhante, psicólogos e psiquiatras podem sim identificar a condição.

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *