Quanto vale teu trabalho?

Se você trabalha na área de comunicação ou em qualquer outra prestando serviços já deve ter ouvido a seguinte frase quando alguém orçava o valor do freela: “dá pra fazer mais barato?“. Trabalho com marketing digital desde 2011, focada entre outras coisas no marketing de conteúdo.

E por que ele é tão importante?

Porque serve para gerar valor para as pessoas criando uma percepção positiva da sua marca e assim gerando mais negócios. Então não é só sair publicando qualquer coisa. Existe uma análise do mercado, dos concorrentes, busca por imagens (que geralmente se cobra à parte), fora as várias outras etapas como:

  • Mensagem central da marca;
  • Linha editorial;
  • Tom de voz;
  • Guia de estilo;
  • Tipos /formatos de conteúdo que serão criados;
  • Canais onde serão publicados;
  • Objetivos do conteúdo;
  • E o que mais a equipe achar necessária.

Tudo isso obviamente tem um custo, ainda assim pra quem tá contratando não é um custo tão alto se você levar em conta que está optando por um único profissional e não por uma estrutura de agência. O marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera até 3x mais resultados, segundo pesquisa da Content Trends, da Rock Content.

Mas ainda deve-se considerar que o profissional tem gasto com luz, internet e algo que não tem como precificar que é justamente seu conhecimento e intelecto. Então imagine só minha surpresa após entregar o trabalho do mês ouvir que devido a mudança de estratégia nosso trabalho não iria continuar, até aí tudo bem, o problema está no fato da pessoa querer pagar muito abaixo do que havia sido combinado, alegando que era o que considerava justo.

Eu apesar de saber o trabalho que é pensar e produzir conteúdo pra uma marca que está começando do zero, resolvi cobrar super abaixo do valor do mercado na “broderagem“, fiquei surpresa com a falta de respeito. Nunca me senti tão desvalorizada.

Moral da história: Dê o valor que você acha JUSTO pro seu trabalho, porque se não, nego vai se sentir no direito de pagar o que ELE ACHA que vale.

Não cobre barato pra ajudar, pra ser legal, porque ninguém vai pensar nas contas que você tem que pagar.

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *