Porque está tudo bem ficar triste? Investigue, explore e experimente seus sentimentos

Se formos honestos com nós mesmos, cada um de nós se sentirá triste de vez em quando, e tudo bem. Nossas emoções são a força mais presente, vital e às vezes dolorosa em nossas vidas. Elas ditam nossos pensamentos, intenções e ações, permitem que você sinta a dor da dor e a alegria da felicidade. As emoções são a cola que dá sentido à vida e conecta você a outras pessoas, e a capacidade de compreendê-las e gerenciá-las é uma característica fundamental de pessoas altamente resilientes. Isso faz todo o sentido se você pensar sobre isso, porque as emoções são os principais impulsionadores da nossa resposta inicial às provações da vida, especialmente a mudança, a incerteza, o estresse e a adversidade.

Assim, quanto mais autoconsciente e confiante você estiver em suas habilidades para lidar com qualquer coisa que a vida apresente a você, mais fácil será processar emoções e responder aos desafios de uma maneira saudável e produtiva.

Não há problema em se sentir triste. Não é o fim do mundo. Todo mundo tem aqueles dias em que você duvida de si mesmo, e quando você sente que tudo o que você faz é uma merda, mas há aqueles dias em que você se sente como o Super-Homem. É apenas o equilíbrio do mundo. ~ Mac Miller

Seja qual for a sua experiência passada com a tristeza, tente lembrar que é parte do ser humano e, em vez de enterrá-los, gaste o tempo que precisar para trabalhar com seus sentimentos. Muitas vezes, essa nuvem escura esquiva passa relativamente rápido, mas se você precisar de alguns dias para trabalhar ou tiver um choro enorme, tudo bem, faça! Fazer anotações, desenhar, escrever e falar sobre seus sentimentos com outras pessoas confiáveis ​​são ótimas maneiras de processar a tristeza, e qualquer coisa que sirva para reconhecer e validar suas emoções não pode ajudar, mas faz com que você se sinta melhor consigo mesmo no processo. 

Investigue, explore e experimente seus sentimentos.

Você não pode ser feliz o tempo todo. Isso não é possível. Por que você ainda quer ser? Onde estaria o yin sem o seu yang? A luz precisa de sua escuridão e a felicidade precisa de sua tristeza. Por quê? Para dar significado, propósito e valor. Está tudo bem também. Dê a si mesmo o espaço para experimentar as coisas uma de cada vez que elas ocorrerem. Eu gostaria de esclarecer que não estou encorajando você a ficar triste ou a se tornar infeliz de alguma forma, estou apenas dizendo que você deve saborear e experimentar todo e qualquer sentimento que vier sobre você.

Eu comecei a ver a felicidade como um destino e não como uma emoção.

Quanto menos me preocupava em ser feliz, mais feliz me tornava. Claro que ainda me sentia triste e sem esperança de vez em quando. Mas me lembrei do que sempre acreditei no passado, que não há problema em se sentir assim. Eu poderia passar por isso. Então da próxima vez que você se sentir triste, deixe-se triste. Tudo vai ficar bem, eu prometo. Não se preocupe muito com isso e não se force a ser feliz. Aceite que, às vezes, você se sentirá triste e passará – da mesma forma que a felicidade, a raiva, o ciúme e todas as outras emoções que você experimenta vêm e vão.

Emoções são como a água, elas estão sempre se movendo e, se você não tomar cuidado, elas podem te afogar. Nadar contra a maré é desgastante e, eventualmente, pode se tornar demais. Às vezes você tem que se deixar levar pelo fluxo por um tempo.

Dois anos atrás, um bom amigo me disse: “Seus sentimentos são válidos”. Essas são possivelmente as palavras mais importantes que já ouvi. É pelo menos no meu top cinco.

Pense nisso.

Seus sentimentos são válidos.

São apenas quatro palavras, mas são tão importantes. A mera existência de seus sentimentos os valida. Alguém não precisa validar a maneira como você se sente para que você sinta.

 

Obs: dedico esse texto a uma pessoa muito querida (TPZ), o ruivo mais incrível dessa galáxia.

 

Você também pode gostar desses posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *